terça-feira, 12 de junho de 2012


O NOVO CÓDIGO FLORESTAL
Caroline Sá

“Os artigos vetados, segundo a presidenta, foram feitos para ampliar o crescimento socioeconômico e a não degradação do meio ambiente....”


       O Projeto que trata da grande alteração no código florestal brasileiro vem sendo discutida nos últimos meses, sendo deliberado e aprovado pelo Congresso Nacional 84 artigos para a criação do Novo Código Florestal. Na sexta-feira, dia 24 de maio, foram vetados 12 dos 84 artigos, e feito 32 alterações, pela presidenta Dilma Roussef. Ressalta-se que, o projeto apresentado pelo poder legislativo é de pauta máxima ruralista, ou seja, as normas estabelecidas favorecem aos ruralistas e seus agronegócios, uma vez que os isenta de multas e de obrigações como a recomposição de regiões desmatadas.
            Foram vetados os artigos que tratavam temas como anistia, uso de reservatórios artificiais, desmatamento autorizado em florestas da União e dos municípios, entre outros. Os artigos vetados, segundo a presidenta, foram feitos para ampliar o crescimento socioeconômico e a não degradação do meio ambiente, entretanto para os ambientalistas, o novo código não atendem as necessidades do meio ambiente, pois o código amplia a possibilidade de desmatamento e a falta de reposição dessas áreas, não atendendo a necessidade da recuperação das matas ciliares, favorecendo apenas parte da sociedade, e pouco ao meio ambiente.
            O novo código florestal brasileiro, provocou no país grandes debates ideológicos, pois para ambientalistas ele não reflete a preocupação que um país rico como o Brasil em diversidade ambiental, deveria ter pelo seu “verde”, uma vez que adotadas tais leis o único verde priorizado será o do dinheiro. Já para os ruralistas o Poder Executivo abusou do seu poder de veto, pois só prorrogou medidas que precisam ser adotas.
            A dúvida que fica com toda essa discussão em torno do Novo Código Florestal é como a população mal informada, coberta pela ignorância e refém de uma educação que beira o ridículo, pode e deve se manifestar diante dessa situação de divergência no país?! A quem esse código beneficiará verdadeiramente é a pergunta que não quer calar! O que vai ser daqui para frente, não se sabe. Aguardamos os próximos capítulos desse imbróglio político.
A nós, cabe apenas cuidar, preservar e torcer para que nossos legisladores tomem a melhor decisão, afinal é para isso que eles estão la...



4 comentários:

  1. Infelizmente esamos nessa situação!!! Como vai ficar as nossas florestas? Q vergonha!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Se não bastasse o descaso com a educação, saúde e segurança pública ainda querem destruir o que há de mais valioso no nosso Brasil, nosso verde! Basta! Veta tudo Dilma!

    ResponderExcluir
  3. A autora do texto é uma pessoa admirável, com uma gentileza que só ela tem, uma amiga de muita luz! Obrigado pela amizade Caroline Sá.

    ResponderExcluir
  4. A interferência do homem no meio ambiente é desastrosa e já sentimos na pele as consequências disso. A natureza não depende do homem pra sobreviver, já nós não podemos dizer o contrário, até pelo ar que respiramos que provém dela. É preciso mais que consciência ambiental, é preciso amor ,é preciso olhar o verde com mais amor. Somos responsáveis pelo grito que o planeta vem nos dando, seremos os maiores afetados se não zelarmos por ela e tentar no mínimo correr atrás dos prejuízos já causados. A diferença está no individual, se cada um fizer a sua parte ,terá feito muita coisa e acredite, fará uma grande diferença ainda que pense que não. Ótimo blog Alex, sucesso!

    ResponderExcluir